Após mais de seis anos de tramitação na Justiça, o Tribunal do Júri da Comarca de Patos, no Sertão da Paraíba, condenou nesta segunda-feira (12) três homens pelo assassinato de Jomacío Ramos de Araújo. O crime ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2019, no município de São Mamede, e teria sido motivado por uma disputa por pontos de tráfico de drogas.
A sessão foi presidida pela juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza. Confira os condenados e as penas:
- José Leandro Araújo da Silva, conhecido como “Léo da Rua da Poeira”, de 31 anos – condenado a 16 anos de prisão;
- Marcondes Henrique de Lucena, de 39 anos – condenado a 16 anos de prisão;
- Eduardo Souza Santos, conhecido como “Chukita”, de 31 anos – condenado a 15 anos de prisão.
Todos foram responsabilizados pelo crime de homicídio qualificado, sendo absolvidos da acusação de associação criminosa.
O caso:
Segundo o Ministério Público da Paraíba, a vítima foi executada com 11 disparos de arma de fogo em uma emboscada armada pelos acusados. A motivação, de acordo com a denúncia apresentada pela promotora Jaislane Ferreira Rocha, seria uma disputa pelo controle do tráfico de drogas na localidade conhecida como Rua da Poeira.
Mesmo baleado, Jomacío conseguiu ser socorrido inicialmente para o hospital de São Mamede e, em seguida, transferido para o Hospital Regional de Patos, onde não resistiu aos ferimentos. Ainda consciente, ele teria reconhecido a motocicleta utilizada no crime.
O processo era considerado um dos mais antigos em tramitação na unidade judiciária de Patos e só agora foi julgado. A sentença ainda cabe recurso.
Com informações de Pabhlo Rhuan


