A medição de pressão arterial considerada por muitos como “normal” – 12 por 8 – agora será vista como sinal de alerta para pré-hipertensão. A atualização foi apresentada nesta quinta-feira (18), durante o 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado no país.
O novo parâmetro integra diretriz conjunta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Com isso, pacientes que apresentarem esse índice deverão receber orientação médica para adotar mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, podem até ser encaminhados para tratamento com medicamentos, a depender do risco individual.
Entre as recomendações estão redução no consumo de sal, perda de peso, prática regular de atividade física e adoção de uma dieta balanceada, rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, além de pobre em sódio e gorduras saturadas.
Segundo especialistas, a alteração se baseia em pesquisas internacionais que demonstram que níveis de pressão arterial anteriormente considerados adequados podem, a longo prazo, elevar o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), além de insuficiências renal e cardíaca.