VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

27.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Moraes suspende aumento do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (4) todos os decretos relacionados ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tanto os editados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto o decreto legislativo que derrubava os aumentos. Além disso, Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso Nacional, marcada para 15 de julho, no plenário de audiências do STF, em Brasília.

Relator das ações que tramitam na Corte sobre o tema, Moraes deu prazo de cinco dias para que o Executivo e o Legislativo prestem esclarecimentos. O governo deve justificar os motivos para o aumento das alíquotas do IOF, enquanto o Congresso precisa explicar por que decidiu suspender os decretos presidenciais.

Entenda o impasse

A crise teve início no fim de maio, quando a equipe econômica, liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, editou decretos que elevavam o IOF sobre operações de crédito, com foco nas empresas. A medida foi defendida como essencial para o equilíbrio fiscal e o cumprimento da meta estabelecida para 2024.

No entanto, o Congresso reagiu à proposta, alegando que não aceitará novos aumentos de impostos enquanto o governo não apresentar medidas concretas de corte de gastos. Na semana passada, o Legislativo aprovou a derrubada dos decretos presidenciais, o que, segundo estimativas da Fazenda, representa uma perda de arrecadação de cerca de R$10 bilhões neste ano e mais de R$20 bilhões em 2026.

O Planalto recorreu ao STF alegando que a decisão do Congresso pode ferir a Constituição Federal e comprometer o planejamento fiscal da União. Já o Legislativo sustenta que o aumento de impostos sem debate prévio fere o equilíbrio entre os Poderes.

Com a decisão de Moraes, todas as normas relacionadas ao aumento do IOF ficam suspensas até que haja entendimento entre os Poderes.

Últimas Notícias

Suspeito de roubar moto é preso após perseguição policial em Lagoa Seca

Um jovem de 18 anos suspeito de roubar uma motocicleta foi preso na manhã deste sábado (30), em Lagoa Seca, município do Agreste paraibano. Segundo...

Moraes manda polícia monitorar área externa da casa de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a presença de policiais na área externa da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro...
Campina Grande
nuvens dispersas
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
54 %
5.1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
24 °
seg
28 °
ter
27 °
qua
24 °