VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

25.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

STJ decide que grupo do RN é o dono do Hotel Tambaú, em João Pessoa

A disputa judicial pelo controle do Hotel Tambaú, um dos principais cartões-postais de João Pessoa, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (13). Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu validar o terceiro leilão do imóvel, reconhecendo a empresa AG Hotéis e Turismo S.A, pertencente ao grupo A. Gaspar, do Rio Grande do Norte, como a legítima proprietária do hotel.

A decisão restabelece o resultado de primeiro grau, que já havia reconhecido a vitória da empresa potiguar no leilão realizado após uma série de impasses jurídicos. O caso se arrasta desde 2020 e envolve também a empresa paraibana Ampar Hotelaria, que reivindicava a posse do imóvel e afirmou já ter efetuado o pagamento total do valor acordado em outro certame.

Em nota, a Ampar informou que vai recorrer da decisão. A empresa argumenta que cumpriu todas as obrigações previstas e acusa a concorrente de não ter quitado o valor integral da compra, alegando que o grupo A. Gaspar tenta se beneficiar de “manobras judiciais”.

Entenda o caso

O Hotel Tambaú foi leiloado após dificuldades financeiras da Rede Tropical de Hotéis, antiga proprietária ligada à Varig. Em outubro de 2020, o grupo A. Gaspar arrematou o hotel por R$ 40,02 milhões, mas desistiu da compra. O segundo colocado, Rui Galdino, assumiu, mas também alegou erro no lance e desistiu. Um novo leilão foi convocado, e Galdino voltou atrás, aceitando pagar o valor.

A Justiça do Rio de Janeiro, entretanto, anulou esse processo e determinou um novo leilão, no qual a empresa A. Gaspar voltou a vencer, oferecendo R$ 40,6 milhões e parcelando o pagamento. Mais adiante, a Ampar assumiu a posição de Galdino no processo e afirmou ter quitado o valor restante e registrado a posse do imóvel.

Com os conflitos acumulados e decisões divergentes na Justiça estadual, o caso foi parar no STJ, que agora reconhece a legitimidade do grupo A. Gaspar no processo de arrematação.

Construído nas areias da praia de Tambaú na década de 1970, o Hotel Tambaú é considerado um marco da arquitetura moderna no Brasil, projetado por Sérgio Bernardes. Com 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar, o hotel está fechado desde 2020 devido ao imbróglio judicial. A decisão do STJ, embora ainda caiba recurso, representa um passo importante para o futuro do espaço, que há anos aguarda por uma definição de sua situação jurídica e administrativa.

Últimas Notícias

Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba

A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser...

Imagem de carroceiro descartando lixo em terreno limpo causa revolta em Campina Grande

Moradores dos bairros Jardim Tavares e Santo Antônio, em Campina Grande, ficaram revoltados após a circulação de imagens que mostram descarte irregular de lixo,...
Campina Grande
nuvens quebradas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
69 %
5.1kmh
75 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
34 °
sáb
32 °
dom
32 °