O pagamento do Auxílio Gás, no valor de R$ 108, começou nesta segunda-feira (20) para mais de cinco milhões de famílias brasileiras. O benefício, destinado a reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico, segue o mesmo calendário do programa Bolsa Família.
Nesta primeira etapa, recebem os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. O repasse será feito de forma escalonada até o dia 31 de outubro, quando será a vez das famílias com NIS terminado em 0.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o investimento neste ciclo de pagamentos ultrapassa R$ 542 milhões. O valor repassado a cada família corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos.
O programa, criado para apoiar lares em situação de vulnerabilidade, passará por mudanças nos próximos meses. Em setembro, o governo federal lançou o Gás do Povo, iniciativa que vai substituir gradualmente o Auxílio Gás. A nova modalidade prevê que as famílias recebam o benefício diretamente nas revendedoras credenciadas, por meio da retirada da recarga do botijão.
Com o novo formato, a estimativa é ampliar o alcance do benefício para cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.