VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

27 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Olimpio propõe criação da Rota Histórica e Cultural “Parede da Memória” em Campina Grande

O vereador Olimpio Oliveira (Podemos) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Campina Grande propondo a criação da Rota Histórica, Cultural e Afetiva “Parede da Memória”. A proposta tem como objetivo valorizar a história, as tradições e as personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o projeto, a rota consiste na instalação de placas informativas em pontos estratégicos, trazendo dados sobre personalidades, edificações históricas, manifestações culturais, gastronomia e locais considerados afetivos para os campinenses. As placas deverão ser confeccionadas em material durável, com diâmetro mínimo de 30 centímetros, e contarão ainda com QR Codes que darão acesso a conteúdos digitais complementares.

Na justificativa, Olimpio destaca que a proposta busca despertar a consciência sobre a preservação do patrimônio local. “Quem conhece, preserva. O conhecimento sobre algo leva à sua valorização e, consequentemente, à sua proteção ou cuidado. No contexto patrimonial, significa que, conhecendo a história e a importância de um monumento, as pessoas tendem a valorizá-lo e a se engajar em sua proteção”, afirmou o vereador.

O parlamentar também fez críticas à falta de fiscalização, que tem contribuído para perdas significativas do patrimônio histórico da cidade. “Lamentavelmente, o patrimônio histórico de Campina Grande tem sofrido descaracterizações e violações que contribuem para apagar a nossa memória”, alertou. Segundo ele, a iniciativa visa não apenas informar, mas também mobilizar a população contra eventuais ataques aos bens protegidos.

O projeto também tem foco no turismo, oferecendo aos visitantes informações sobre a história da cidade, suas personalidades, tradições e locais de referência cultural e afetiva. As informações que irão compor as placas serão produzidas pela Coordenação de Educação Patrimonial da Secretaria de Educação, podendo contar com apoio do Instituto Histórico de Campina Grande e de universidades.

O texto ainda prevê que a Prefeitura poderá firmar parcerias com a iniciativa privada para custear a confecção das placas, permitindo que as empresas patrocinadoras tenham suas marcas inseridas no material, de forma institucional.

Últimas Notícias

Morre Marcio Rocha, fundador do Hospital de Trauma de Campina Grande

Campina Grande amanheceu de luto nesta terça-feira (11) com a notícia da morte do médico Marcio Rocha, fundador do Hospital de Trauma do município....

Prefeitura de Campina Grande decreta ponto facultativo no Carnaval 2026

Faleceu nas primeiras horas desta quarta-feira (11) Patrícia Nascimento Porto, em Pocinhos. Ela enfrentava uma grave enfermidade diagnosticada em 2024 e estava em tratamento,...
Campina Grande
nuvens quebradas
27 ° C
27 °
27 °
61 %
4.1kmh
81 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
29 °