O Rama do Apodi, uma extensão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) segue com obras aceleradas na Paraíba e deve ser finalizado até 2026. Com investimentos superiores a R$ 1 bilhão do Novo PAC, a obra vai permitir que a água do São Francisco chegue ao Rio Grande do Norte, atravessando a fronteira entre os dois estados por meio do túnel Major Sales, que já está 77% concluído.
Bruno Cravo, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretária Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), destacou a relevância do projeto para a segurança hídrica da região. “Essa obra é fundamental para o abastecimento de água no Rio Grande do Norte, que passará a contar com o acesso à água do São Francisco”, afirmou Cravo, ressaltando também o empenho da equipe envolvida na execução do projeto.
Com cerca de 115,5 quilômetros de extensão, o Ramal do Apodi conecta a Barragem de Caiçara, na Paraíba, ao reservatório da Barragem Angicos, no Rio Grande do Norte. Além do túnel, o projeto inclui aquedutos, canais e outras estruturas hídricas. Atualmente, 72% da obra está concluída, com a entrega do primeiro trecho de canal já realizada em novembro de 2024. A transposição beneficiará 54 cidades, impactando positivamente cerca de 750 mil pessoas, garantindo segurança hídrica para a população do oeste potiguar, Ceará e Paraíba.