Os incêndios florestais que atingiram a Serra do Cruzeiro e o Parque Nacional da Serra do Teixeira, em São José do Bonfim, foram finalmente extintos após dez dias de enfrentamento. A confirmação foi feita pelo Governo da Paraíba nesta segunda-feira (22).
As ações de combate mobilizaram uma força-tarefa com participação do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além das polícias Civil e Militar e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Na Serra do Cruzeiro, onde as chamas persistiram por oito dias, equipes aguardaram 24 horas após o controle do fogo para garantir que não havia risco de reignição. A confirmação foi feita com apoio de imagens de satélite do Sistema Nacional, Copernicus e NASA.
Já no Parque Nacional da Serra do Teixeira, o incêndio começou no dia 14 de setembro. No domingo seguinte (15), brigadistas conseguiram acesso à área de difícil alcance e iniciaram o combate. Somente dois dias depois foi declarada a extinção completa do fogo. Ao todo, cerca de 25 agentes atuaram diretamente no local.
De acordo com a Polícia Civil, os incêndios foram provocados de forma criminosa. A investigação segue em andamento para identificar os responsáveis, que deverão responder conforme a legislação ambiental.