VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

26.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

Os medicamentos e produtos farmacêuticos são os principais itens importados pelo Brasil dos Estados Unidos neste ano. A princípio, esses produtos não serão afetados pelo tarifaço de Donald Trump sobre os produtos brasileiros, mas uma eventual retaliação do Brasil pode encarecer produtos como medicamentos para câncer e doenças raras.

No ano passado, o Brasil importou quase US$ 10 bilhões em itens da área médica, como produtos usados em cirurgias, reagentes para detecção de doenças, instrumentos e aparelhos para medicina. Grande parte vem dos Estados Unidos.

A possibilidade de uma retaliação brasileira ao tarifaço dos Estados Unidos preocupa o setor. Segundo o CEO da Associação Brasileira de Indústria de Dispositivos Médicos, Paulo Fraccaro, algumas alternativas para o Brasil seriam a China, a Índia e a Turquia.

“Se nós adotarmos a reciprocidade, esses produtos chegarão mais caros nas prateleiras, na ordem de 30%, e o Brasil vai ter que procurar alternativas”, diz.
O Brasil também importa medicamentos com patentes, especialmente para doenças raras ou aqueles com mais tecnologia, e os Estados Unidos estão entre os principais fornecedores e, no caso de uma guerra tarifária, esses medicamentos poderiam ficar ainda mais caros no Brasil.

Últimas Notícias

Campeã de ginástica Isabelle Marciniak morre de câncer aos 18 anos

Isabelle Marciniak, ginasta rítmica brasileira reconhecida por sua trajetória vitoriosa no esporte, morreu aos 18 anos nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, no Paraná. A...

Jovem conhecido como Mika, filho de cantor paraibano, é morto no RJ

Um crime violento registrado nesta quarta-feira (24), no estado do Rio de Janeiro, vitimou o filho do cantor paraibano Dearte Show. O jovem, conhecido...
Campina Grande
nuvens dispersas
26.9 ° C
26.9 °
26.9 °
57 %
6.7kmh
40 %
sáb
31 °
dom
33 °
seg
30 °
ter
32 °
qua
32 °