VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

22.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços de remédios

Os medicamentos e produtos farmacêuticos são os principais itens importados pelo Brasil dos Estados Unidos neste ano. A princípio, esses produtos não serão afetados pelo tarifaço de Donald Trump sobre os produtos brasileiros, mas uma eventual retaliação do Brasil pode encarecer produtos como medicamentos para câncer e doenças raras.

No ano passado, o Brasil importou quase US$ 10 bilhões em itens da área médica, como produtos usados em cirurgias, reagentes para detecção de doenças, instrumentos e aparelhos para medicina. Grande parte vem dos Estados Unidos.

A possibilidade de uma retaliação brasileira ao tarifaço dos Estados Unidos preocupa o setor. Segundo o CEO da Associação Brasileira de Indústria de Dispositivos Médicos, Paulo Fraccaro, algumas alternativas para o Brasil seriam a China, a Índia e a Turquia.

“Se nós adotarmos a reciprocidade, esses produtos chegarão mais caros nas prateleiras, na ordem de 30%, e o Brasil vai ter que procurar alternativas”, diz.
O Brasil também importa medicamentos com patentes, especialmente para doenças raras ou aqueles com mais tecnologia, e os Estados Unidos estão entre os principais fornecedores e, no caso de uma guerra tarifária, esses medicamentos poderiam ficar ainda mais caros no Brasil.

Últimas Notícias

Menina de 4 anos morre após se afogar em piscina de residência em Campina Grande

Uma menina de 4 anos morreu após se afogar na piscina da própria residência, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. O caso foi...

Morre Marcio Rocha, fundador do Hospital de Trauma de Campina Grande

Campina Grande amanheceu de luto nesta terça-feira (11) com a notícia da morte do médico Marcio Rocha, fundador do Hospital de Trauma do município....
Campina Grande
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
88 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
22 °