A Paraíba registrou uma queda significativa nos crimes de roubo ao longo de 2024, mas, em contrapartida, viu disparar os casos de golpes aplicados pela internet. Os dados constam no 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24), com base em informações oficiais dos estados.
O levantamento mostra que os estelionatos virtuais cresceram mais de 49% no estado, evidenciando uma mudança no perfil dos crimes patrimoniais. Em vez da violência física, os criminosos têm recorrido à tecnologia para enganar e causar prejuízos financeiros.
A redução nos roubos abrange diversas modalidades. Houve queda de 55,2% nos casos envolvendo celulares, 55,4% nos roubos de carga, 13,8% nos de veículos, além de retrações expressivas em roubos a pedestres, comércios e residências.
De acordo com Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a tendência de queda nesses crimes se repete em nível nacional e já dura cinco anos. Para ele, o cenário atual pede uma reestruturação no modelo de segurança pública no país.