O vereador Alexandre do Sindicato suscitou uma discussão que se estendeu durante cerca de uma hora na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara Municipal, ao apresentar sua preocupação com o baixo número de voos na cidade durante a edição deste ano do Maior São João do Mundo, o que, segundo ele, prejudica o evento e afeta o fluxo de turistas vindo à cidade. Ele destacou que o evento foi “um sucesso”, mas demanda reflexão sobre alguns pontos.
“Até onde fui informado por agentes de viagens, Campina Grande seguiu recebendo em junho a mesma quantidade de voos dos demais meses do ano. O turista que vem ao São João da cidade e precisa aterrissar e decolar de João Pessoa ou Recife, provavelmente não vai mais voltar nem recomendar o evento”, ponderou.
Alexandre explicou que ouviu também avaliações de agentes de viagens apontando que a cidade não recebeu o número de turistas que era esperado – entendendo-se por turistas o conceito técnico: visitantes que se deslocam para fora de seu domicílio com o propósito de lazer, negócios ou outros motivos pessoais, e que pernoitam no destino visitado.
“Segundo estes profissionais do turismo, o maior fluxo de visitantes no São João de Campina Grande este ano foi de pessoas da nossa redondeza, de cidades vizinhas. Veio gente de fora? Veio. Mas, essas pessoas que tiveram que enfrentar a vinda por João Pessoa ou Recife dificilmente indicarão Campina para outros turistas”, comentou o vereador.
AJUSTES E MELHORIAS
Alexandre do Sindicato defende uma ampla discussão sobre o Maior São João do Mundo, esforço coletivo para aumento do número de voos no aeroporto João Suassuna e ampliação dos investimentos em divulgação da festa em outros estados. O parlamentar quer discutir o tema na Câmara Municipal, unindo diversos setores, ainda este ano.