VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

23.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Ataque do Irã mata mais 8 em Israel, que amplia ação militar

O quarto dia da guerra aérea entre Israel e o Irã começou com uma intensa troca de fogo entre os rivais. O Irã matou mais 8 civis israelenses e feriu mais de 100 nesta madrugada de segunda (16), enquanto o Estado judeu ampliou sua ofensiva para leste de Teerã.

A diferenciação entre objetivos militares e baixas civis passou a ser explorada pela liderança israelense. “Eu quero esclarecer o óbvio: não há intenção de machucar fisicamente os moradores de Teerã como o o ditador assassino faz com residentes em Israel”, disse o ministro Israel Katz (Defesa).

Até a noite de domingo (15) havia 224 mortos no Irã, país com dez vezes mais população que Israel. Houve novas mortes de civis nesta noite, ao menos cinco segundo relatos esparsos da mídia local, mas ainda não há um balanço oficial.

Das 8 mortes relatados em cinco pontos do país, 4 foram de uma mesma família que se escondia em um quarto seguro em Petah Tikva, no centro israelense. Quase todo edifício ou casa em Israel tem uma acomodação do tipo, com paredes e teto de concreto reforçado e porta de aço, mas neste caso um míssil iraniano atingiu diretamente o local.

Mas o grande temor, que manteve o preço do petróleo em alta nesta segunda, é de que o Irã resolva interditar militarmente o Estreito de Hormuz, por onde passam mais de 30% da produção mundial da commodity.

Legisladores iranianos têm defendido isso, mas tudo indica que é uma medida extrema para o caso de escalada e envolvimento dos EUA na guerra, algo que não interessa de fato a Teerã.

Últimas Notícias

Professores fazem paralisação e cobram melhores condições a secretaria de Educação do Estado

Professores estão realizando uma paralisação no dia de hoje. Em um dos atos de reivindicação, foi feito um protesto pacífico em frente ao escritório...

Governo Lula avalia entrar na Justiça americana em defesa de Alexandre de Moraes

O governo Lula (PT) avalia recorrer à Justiça americana em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após a sanção...
Campina Grande
nuvens dispersas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
78 %
4.6kmh
40 %
qui
26 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °