Em compromisso com a educação e a cultura, a Vila Sítio São João abre suas porteiras neste sábado (31), para recepcionar alunos de 40 escolas municipais de Campina Grande. O momento, já tradicional no calendário local, oferece aos estudantes uma imersão histórica que estimula os cinco sentidos e reforça os vínculos com as raízes culturais da região.
Mais do que uma contrapartida social, o evento tem como objetivo proporcionar a alunos e professores uma vivência prática dos ciclos produtivos do açúcar e das fibras do algodão, além de explorar diferentes linguagens culturais. Segundo João Dantas, idealizador da Vila e ativista cultural, o espaço foi pensado com profundidade histórica:
“Como pesquisador, cordelista e cenógrafo nordestino de sangue muito apurado, eu criei primeiro o sítio e depois a vila, com a parte museológica, com a moenda de milho, pilão de roda, engenhos de várias épocas e com peças que realmente fizeram parte de nossa história.”
Entre as instituições presentes, está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Vitórias Pires Uchoa Queiroz. A gestora da escola, Adélia de Sá Costa, relata a empolgação da comunidade escolar:
“O convite surgiu através do setor de projetos, por meio da gerente Fabíola Gaudêncio. Ficamos honrados pela importância que o passeio tem. É uma imersão nos nossos valores, da nossa Paraíba. Está todo mundo a mil, tanto os pais, como os alunos e toda a equipe de professores para o dia do passeio.”
A riqueza da fauna e flora também compõe a experiência nos três hectares do espaço, que convida o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. “A história do Brasil está aqui dentro. Aqui você encontra o mandacaru, o umbuzeiro, todas as cactáceas, a aroeira. Muitas dessas plantas, assim como a mandioca, estão ligadas à história indígena desde antes de Cabral chegar ao país. Mas, claro, depois chegaram as vacas, os cavalos, que entraram nos ciclos produtivos”, destaca João Dantas.
Compromisso social e cultural
Além do evento educativo que antecede a abertura oficial ao público, a Vila Sítio São João mantém iniciativas contínuas com a comunidade. Durante o período junino, de 1º a 13 de junho, será realizado um salão de artesanato, abrindo espaço gratuito para que artesãos comercializem seus produtos.
Outra ação relevante é a arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados a instituições sociais como a Fazenda do Sol, Irmã Porto, São Vicente de Paula, Homens de Cristo, entre outras entidades e igrejas.
“A Vila Sítio São João é um multiprojeto, porque ele gera emprego, renda, abre espaço para artistas em todas as suas vertentes”, orgulha-se João Dantas.
Cultura nordestina em destaque
Para quem deseja vivenciar o melhor da cultura nordestina, a Vila Sítio São João estará aberta ao público a partir de 1º de junho, funcionando de quinta a domingo. A programação conta com atrações musicais, teatro, dança e expressões que celebram o São João em sua forma mais autêntica e pulsante.
Os ingressos para quintas e sextas podem ser adquiridos no local por R$ 20,00. Já os bilhetes para os fins de semana estão disponíveis individualmente ou em combo pelo site: https://tickey.com.br/event/sao-joao-vila-sitio-2025.