A Vila Sítio São João, em Campina Grande, será palco neste fim de semana (24 e 25 de maio) da 9ª edição do maior pré-junino do mundo. O evento é organizado pela quadrilha junina Moleka 100 Vergonha e contará com apresentações de 29 grupos da Paraíba e de Pernambuco, além de shows de forró. A iniciativa serve como preparação para o Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo, que será realizado em julho.
No sábado, as apresentações começam às 17h; no domingo, a programação tem início às 14h. O ingresso social custa R$ 10 mais dois quilos de alimentos não perecíveis. Organizações sociais interessadas em participar podem fazer o agendamento pelo WhatsApp: (83) 9 9694-1676.
De acordo com Duanne Gonçalves, vice-presidente da Moleka 100 Vergonha, o festival já é considerado um dos principais do país por reunir quadrilhas de diversos estados. Neste fim de semana, serão 14 apresentações no sábado e 15 no domingo.
O festival nasceu a partir de uma ideia do presidente da quadrilha, Mahatma Gandhi, que ganhou forma com o apoio da direção da Vila Sítio São João. A primeira edição aconteceu em 2023, e a expectativa para este ano é ainda maior: a terceira edição do evento nacional será nos dias 18, 19 e 20 de julho, com R$ 55 mil em premiações para as dez melhores quadrilhas.
Para a edição de julho, foram selecionadas 30 quadrilhas entre mais de 130 inscritas, representando os nove estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Goiás e São Paulo. A competição terá nova área dentro da Vila e shows simultâneos durante o evento.
Neste ano, o festival também contará com transmissão ao vivo em parceria com o YouTube Brasil, garantindo qualidade profissional de imagem e som para espectadores de todo o país.