VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

22.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Plataforma Mulheres desenvolvida pelo Nutes da UEPB auxilia pacientes com risco de câncer de mama

O software Plataforma Mulheres foi criado pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em colaboração com a ONG Mulheres de Peito. O projeto conta com o apoio do Serpro e do Governo Federal, por meio do Programa Agora – Tecnologia para Mulheres Minorizadas. O financiamento foi aprovado por meio de um edital do Serpro, que selecionou iniciativas de todo o Brasil voltadas a soluções tecnológicas para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A plataforma aprimora o serviço já prestado pela ONG Mulheres de Peito, que anteriormente captava pacientes de forma manual. Agora, com o suporte tecnológico, a busca ativa será mais eficiente.

“Nosso processo de captação era arcaico, feito por grupos no WhatsApp. O software permitirá identificar e acompanhar mulheres em risco com muito mais precisão”, afirmou Cristiane Araújo, mastologista e presidente da ONG.

A Plataforma Mulheres é um software aberto, disponível para outras ONGs no Brasil que atuam no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. Em pouco tempo de uso na ONG Mulheres de Peito, já foram cadastradas 4.500 pacientes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

“A busca ativa é essencial, pois o diagnóstico no Brasil ainda é tardio. A paciente pode se cadastrar na plataforma e, a partir dos dados, nossa equipe entrará em contato para garantir o acesso ao atendimento médico”, ressaltou Cristiane Araújo.

Lançamento oficial

A Plataforma Mulheres será lançada oficialmente nesta quinta-feira (20), na sede da ONG Mulheres de Peito, localizada na Rua Getúlio Vargas Dornelles, 112, no Centro de Cuité (PB).

Últimas Notícias

STTP vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026. E esse...

Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba

A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser...
Campina Grande
nuvens quebradas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
88 %
3.1kmh
75 %
qui
33 °
sex
33 °
sáb
31 °
dom
33 °
seg
26 °