VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

23.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Apenas um deputado da PB votou contra novo marco fiscal do país

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (22), por 379 votos a favor e 64 contrários, a proposta que estabelece o novo marco fiscal do país. No primeiro turno, em abril, tinham sido 372 votos favoráveis, 108 contrários e uma abstenção. O texto passou por alterações no Senado e teve que ser analisado novamente pelos deputados. Entre os deputados da Paraíba, apenas Cabo Gilberto Silva (PL) votou contra o projeto. Não houve abstenções entre os parlamentares do estado.

Das três alterações feitas pelos senadores, duas foram acatadas: tanto o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) ficam fora do teto de gastos. A terceira mudança, que tirava despesas das áreas de ciência, tecnologia e inovação do teto de gastos, não foi aprovada.

As novas regras fiscais têm um objetivo central: o de equilibrar as contas públicas e evitar o endividamento do Estado. O projeto aprovado pelo Congresso, que segue agora para a sanção presidencial, cria parâmetros de gastos permitidos para além da inflação em diversas situações econômicas do país.

A regra vai limitar o crescimento da despesa a 70% da variação da receita de 12 meses do ano [julho a junho do ano anterior]. Em momentos de superávit [crescimento da economia], o aumento de 70% das despesas será de no mínimo 0,6% do Produto Interno Bruno (PIB), não podendo superar os 2,5%. Em caso de déficit [queda da economia], esse o aumento será limitado a 50% e deve permanecer na mesma banda de despesas de 0,6% a 2,5% do PIB.

Últimas Notícias

Trump descarta negociação imediata com Brasil, mas admite debate futuro sobre tarifas

O presidente norte-americano Donald Trump descartou uma negociação imediata com o Brasil sobre as novas tarifas impostas, mas admitiu um debate futuro sobre as...

Sábado na Paraíba será de chuva e tempo instável em várias regiões, aponta Aesa

A Paraíba terá um sábado (12) marcado por chuvas intercaladas com períodos de tempo seco, segundo boletim meteorológico divulgado pela Agência Executiva de Gestão...
Campina Grande
nuvens quebradas
23.9 ° C
23.9 °
23.9 °
60 %
6.5kmh
56 %
sáb
23 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
24 °
qua
24 °