VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

20.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Pesquisa vai mapear áreas de alagamento e falta d’água em CG

Dez alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão realizando um trabalho de campo para identificar áreas de risco a alagamentos e falta de água em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

O levantamento é coordenado pela pesquisadora Priscila Barros Ramalho Alves, mestre em engenharia civil e ambiental pela UFCG, que atualmente cursa doutorado na Universidade de Exeter, na Inglaterra. Na terça-feira (18), representantes das duas instituições de ensino e prefeitura reuniram-se na sede do Sebrae para discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas.

“Os casos de alagamentos e escassez hídrica de Campina Grande estão sendo integrados através de uma abordagem espacial e participativa, por meio de disponibilização de dados, análise e participação de workshops, questionários e entrevistas”, esclareceu Priscila, que desde o dia 15 de maio coordena a pesquisa de campo, coletando dados com especialistas, autoridades e moradores da cidade.

Denominado Planejeee (Planeje Eventos Extremos), o projeto tem como objetivo guiar decisões e ações do poder público no sentido de minimizar os danos causados por desastres na cidade de Campina Grande. Inclusive, na reunião realizada na terça-feira, representantes do município estiveram presentes para conhecer a iniciativa da pesquisadora.

A tese de Priscila discute aspectos sobre secas e alagamentos, multidesastres, modelagem adequada de extremos, pessoas mais vulneráveis e estratégias para a mitigação de danos. Estudos anteriores da cientista já indicavam que grande parte do território de Campina Grande é caracterizada por áreas com média e alta susceptibilidade a alagamentos, havendo recorrência de inundações na área urbana, principalmente no período de chuvas intensas e concentradas, trazendo consequências negativas para a população.

Até o momento, 171 cidadãos já contribuíram com a pesquisa, através da aplicação de questionários e entrevistas realizadas em áreas de risco a alagamentos e falta de água da cidade.O Planejeee é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e faz parte das atividades do Centro de Sistemas Hídricos (Centre of Water Systems) da Universidade de Exeter).

OP9/PB

Últimas Notícias

Suspeito de roubar moto é preso após perseguição policial em Lagoa Seca

Um jovem de 18 anos suspeito de roubar uma motocicleta foi preso na manhã deste sábado (30), em Lagoa Seca, município do Agreste paraibano. Segundo...

Moraes manda polícia monitorar área externa da casa de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a presença de policiais na área externa da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro...
Campina Grande
nevoeiro
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
100 %
dom
24 °
seg
28 °
ter
26 °
qua
28 °
qui
23 °