Nos últimos dias a Paraíba tem registrado grande índice de chuvas em todo o estado. Consequentemente, isso tem feito com que os reservatórios tenham sido abastecidos consideravelmente, proporcionando boas perspectivas principalmente para a região.
O presidente da AESA, Porfírio Loureiro, em entrevista para TV Borborema nessa segunda-feira (27), fez uma boa avaliação sobre as recentes chuvas, e apresentou os índices pluviômetros do abastecimento de reservatórios na Paraíba.
“Nós tivemos aporte em alguns reservatórios, mas o principal foi Boqueirão com 15 milhões, Camalaú com 2 milhões, Açude de São Gonçalo em Sousa, também 2 milhões, e o açude de Sumé, teve o aporte de 1 milhão” relatou.
Além disso, Porfírio aproveitou para citar que o estado já iniciou a quadra chuva com chuvas representativas, mas que os meses de maior aporte ainda estão por vir.
“É o início da estação chuvosa, e a gente sabe que os meses de maior aporte aos reservatórios do Cariri, Curimataú, Seridó, Sertão e Alto Sertão, são os meses de março e abril.” afirmou o presidente.
Ao ser questionado sobre a atual situação do açude de Boqueirão, diante a recarga considerável no último fim de semana (25 e 26) o presidente da AESA também fez uma declaração positiva.
“Boqueirão está com 150 milhões, 33% aproximadamente, a situação de Boqueirão é tranquila, hoje temos segurança hídrica devido a transposição do São Francisco”…”Foi mais de 330 km de leite de rio sendo perenizado devido as águas de São Francisco”
Porfírio Loureiro encerrou trazendo uma perspectiva positiva para os próximos meses em Campina Grande e todo compartimento da Borborema. Segundo ele, existe de fato, uma previsão de chuvas regulares dentro da normalidade ou até mesmo cima da média nas regiões do Agreste, Brejo e do Setor Leste, no Litoral Paraibano.
“No ano de 2022 as chuvas foram acima de 50% da média e conseguimos recarregar todos os reservatórios que vinham com quase 10 anos de estiagem”…”E esse período de 2023 quase todos os reservatórios com 60/70%. A gente espera também que a barragem de Nova Cambará, que se encontra hoje com 30%, venha pegar um valor considerado.” relatou.
É importante ressaltar que mensalmente a AESA faz uma atualização de previsão de chuvas em todas as regiões. Para conferir, basta acessar o site da agência no www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/.