A Paraíba enfrenta um cenário de alerta hídrico, com 42 dos 136 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) operando com menos de 10% de sua capacidade. A situação atinge principalmente as regiões do Cariri e Curimataú.
Wellington Barbosa, subgerente de Monitoramento Quali-Quantitativo da Aesa, explicou ao Portal MaisPB que a redução no volume dos açudes é comum nesta época do ano. Entretanto, desta vez, o problema se agravou porque os aportes recentes foram insuficientes, especialmente nos reservatórios localizados no Curimataú, no Cariri e na área de Taperoá, uma das mais afetadas.
Mesmo dentro da região do Cariri, os reservatórios abastecidos pelas águas da Transposição do São Francisco permanecem em condição regular, segundo a Aesa.
No estado, 96 municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem. Com isso, podem acessar recursos para ações de defesa civil, como distribuição de água potável, cestas básicas, kits de higiene, auxílio a trabalhadores e outras medidas emergenciais.



