VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

25.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Professores da UEPB terão reunião com Governo e técnicos fazem acordo com deságio de 40%

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em greve desde a semana passada, terão nesta quarta-feira (1º) a primeira reunião com representantes do Governo do Estado. O encontro está marcado com a participação do secretário de Planejamento, Gilmar Martins, e deve abrir espaço para negociações diretas entre as partes.

A categoria reivindica aumento salarial, realização de concursos, ampliação dos recursos destinados à universidade e o pagamento de cerca de R$ 75 milhões em retroativos. Os docentes também denunciam que, desde 2021, o Governo não estaria cumprindo a Lei de Autonomia Financeira, que garante à instituição 3% da Receita Ordinária do Estado.

Enquanto os professores se mantêm em paralisação, os técnicos administrativos chegaram a um entendimento com o Executivo. Embora não tenham aderido à greve, aceitaram a proposta de pagamento de retroativos referentes a progressões funcionais, com um deságio de 40%. O valor acumulado entre 2018 e 2023 será quitado em 36 parcelas.

Leia a nota na íntegra:

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) destaca a valiosa capacidade do diálogo como instrumento para a construção de soluções objetivas. Foi a partir dessa prática que a Reitoria, os servidores técnico-administrativos da UEPB, por meio de sua organização sindical, e o Governo do Estado chegaram a um importante acordo em benefício da categoria.

A celebração desse acordo é fruto do diálogo permanente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB), da Reitoria e do Governo do Estado da Paraíba, que, ao longo dos últimos meses, avançaram na mesa de negociação quanto à correção monetária dos valores e à redução do prazo de pagamento, seguindo o padrão de acordos de retroativos firmados com outras categorias. O referido acordo trata do pagamento dos valores retroativos referentes às progressões funcionais de servidoras e servidores técnico-administrativos, acumulados no período de 2018 a 2023. O montante será atualizado monetariamente pelo INPC e pago com um deságio de 40%, em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais.

A Reitoria reconhece o esforço conjunto entre o Sindicato da categoria, a Gestão da UEPB e o Governo do Estado para a construção desse entendimento, que representa um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos servidores técnicos da UEPB. Ressaltamos que a Universidade continuará acompanhando as etapas de implementação do acordo, mantendo diálogo constante com os representantes da categoria e órgãos competentes, com o objetivo de assegurar o cumprimento do que foi pactuado e garantir a valorização de servidoras e servidores da nossa Instituição.

Campina Grande, 29 de setembro de 2025

Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba

Com Jornal da Paraíba.

Últimas Notícias

STTP vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) vai garantir segurança viária no Campina Folia 2026. E esse...

Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba

A prova da baliza, considerada um dos principais motivos de reprovação no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deixou de ser...
Campina Grande
nuvens quebradas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
73 %
7.2kmh
75 %
qui
33 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
33 °
seg
22 °