A atriz e comediante Berta Loran faleceu neste domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A confirmação foi feita pelo Hospital Copa D’Or, que prestou solidariedade a familiares, amigos e admiradores. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta se tornou um dos nomes mais reconhecidos do humor brasileiro, com uma trajetória artística que atravessou mais de sete décadas. No teatro, na televisão e no cinema, deu vida a mais de dois mil personagens, sempre marcada pelo talento para a comédia.
Na TV Globo, ganhou destaque em atrações humorísticas de grande repercussão, como Zorra Total, Escolinha do Professor Raimundo e A Grande Família. Sua estreia em novelas aconteceu em Amor com Amor se Paga (1984), de Ivani Ribeiro, interpretando a empregada Frosina. Nos anos seguintes, integrou elencos de produções como Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), a segunda versão de Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019).
O velório de Berta Loran será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 8h, na Sociedade Israelita Chevra Kadisha, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. O sepultamento está marcado para as 11h, no Cemitério Israelita de Belford Roxo.