O governo Lula (PT) estuda editar uma Medida Provisória para por fim à obrigatoriedade de aulas em autoescolas para que o cidadão tire a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A intenção foi revelada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, à Folha de São Paulo.
A proposta é permitir que as pessoas sejam submetidas ao teste do Detran sem a necessidade das aulas, reduzindo os custos para emissão do documento.
Caso a medida seja colocada em prática, o candidato vai precisar ser aprovado no exame prático de direção para ter a carteira, mas poderá aprender a dirigir de outras formas, sem a obrigatoriedade de autoescola.
Segundo o Ministério, não será necessário um carro específico para o treinamento. O motorista poderá aprender a dirigir em um veículo particular ou de instrutor. Nesse caso, o “treino” só poderia ser feito em um local fechado como vias de um condomínio, por exemplo, mas se for para a via pública, cometerá infração se estiver sem o instrutor.
Ainda segundo o ministério, a ideia é que essas novas regras sejam implementadas inicialmente para tirar a carteira nas categorias A, de motos, e B, de carros de passeio.
Com informações do MaisPB