A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, celebrou a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), anunciada após o país alcançar uma taxa de subalimentação inferior a 2,5% da população.
Segundo a gestora, o resultado é reflexo direto das políticas públicas implementadas em parceria entre os governos federal e estadual. “A Paraíba vive o seu melhor momento com a união entre João e Lula. Aqui, fortalecemos uma rede sólida de segurança alimentar que transforma a vida das pessoas”, afirmou.
Entre os programas destacados, está o PAA-Leite, que já distribuiu mais de 9,5 milhões de litros de leite para 36 mil famílias em 90 municípios. O Cartão Alimentação atende 65 mil famílias em 141 cidades, enquanto o PAA-CDS entregou 1,5 milhão de quilos de alimentos em 2024 para 162 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Também foi citada a ampliação do programa Tá na Mesa, que agora está presente em todos os 223 municípios, garantindo 13,3 milhões de refeições por ano. Os Restaurantes Populares, por sua vez, serviram mais de 2,3 milhões de refeições em 2023. Outro destaque foi o investimento em segurança hídrica, com mais de R$ 24 milhões aplicados na construção de cisternas.
Pollyanna ainda ressaltou a importância da retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) como marco na retomada do combate à fome como prioridade nacional. “Nenhuma política é mais urgente do que aquela que garante comida no prato”, completou.