Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) revelou que 111 obras de creches públicas seguem paralisadas no estado. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23), durante sessão do Pleno, e mostra que a maioria das unidades previstas não foi concluída.
As construções fazem parte do programa estadual Paraíba Primeira Infância, firmado entre o Governo do Estado e prefeituras de 212 municípios. Ao todo, 215 creches estavam previstas. Até o momento, apenas 52 foram entregues, o equivalente a 24,41% do total.
Segundo o TCE, cerca de 11.850 crianças de 0 a 5 anos deixaram de ser atendidas devido à paralisação das obras. Os repasses foram realizados entre janeiro e julho de 2022, e os contratos previam a entrega das unidades em até 10 meses, dependendo do tipo da construção. No entanto, grande parte dos projetos não avançou desde então.
Além da lentidão nas obras, o relatório aponta que a maioria das creches em funcionamento enfrenta superlotação e que poucas novas unidades foram construídas nos últimos anos.



