O Papa Leão XIV realizou nesta quinta-feira (22) sua primeira nomeação de uma mulher para um cargo na administração central da Igreja Católica. A escolhida foi a irmã Tiziana Merletti, que assumirá o posto de secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, órgão responsável pela supervisão das ordens religiosas no mundo.
Com a nomeação, o dicastério passa a ser liderado integralmente por mulheres, já que, desde janeiro, é chefiado pela irmã Simona Brambilla, indicada ao cargo ainda pelo papa Francisco. A nomeação de Merletti marca também um novo passo na ampliação da participação feminina em posições de liderança dentro do Vaticano, historicamente ocupadas por homens.
Irmã Tiziana Merletti pertence à congregação das Irmãs Franciscanas dos Pobres. Natural de Pineto, na Itália, ela tem formação em Direito e é doutora em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Com ampla experiência na vida religiosa e acadêmica, já ocupou o cargo de superiora-geral do seu instituto e atualmente leciona na Pontifícia Universidade Antonianum, além de colaborar como canonista junto à União Internacional das Superioras Gerais.
A nomeação também reforça o compromisso do novo pontífice com a promoção da mulher na Igreja. Leão XIV assumiu o papado no último dia 8 de maio, sucedendo Francisco, que havia iniciado esse movimento de inclusão com outras indicações femininas em altos cargos eclesiásticos.