A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) identificou 12 pontos de ligações clandestinas de água em comunidades da zona rural de São José da Mata, distrito de Campina Grande. A ação faz parte de uma operação de combate a irregularidades no abastecimento, que tem afetado diretamente a população da região.
De acordo com a gerência regional da Cagepa, as ligações ilegais estavam localizadas nas comunidades de Capim Grande, Gaspar e Sítio Cajazeiras. Esses “gatos” têm comprometido a vazão da água, deixando moradores sem o fornecimento regular. Em um dos flagrantes, a água desviada era usada para encher uma piscina.
O gerente regional da Cagepa, Lucilio Vieira, destacou que a prática configura crime de furto, conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Mas além da questão legal, ele chama atenção para os impactos sociais causados por esse tipo de irregularidade.
Com o objetivo de normalizar o fornecimento e garantir a distribuição justa da água, a Cagepa seguirá reforçando as ações de fiscalização. A empresa também incentiva a população a denunciar ligações irregulares por meio do telefone 115, que funciona como canal anônimo de comunicação.
Para mais informações, a gerência regional da Cagepa pode ser contatada pelo telefone (83) 98749-7476.