VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

21.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

STJ decide que grupo do RN é o dono do Hotel Tambaú, em João Pessoa

A disputa judicial pelo controle do Hotel Tambaú, um dos principais cartões-postais de João Pessoa, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (13). Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu validar o terceiro leilão do imóvel, reconhecendo a empresa AG Hotéis e Turismo S.A, pertencente ao grupo A. Gaspar, do Rio Grande do Norte, como a legítima proprietária do hotel.

A decisão restabelece o resultado de primeiro grau, que já havia reconhecido a vitória da empresa potiguar no leilão realizado após uma série de impasses jurídicos. O caso se arrasta desde 2020 e envolve também a empresa paraibana Ampar Hotelaria, que reivindicava a posse do imóvel e afirmou já ter efetuado o pagamento total do valor acordado em outro certame.

Em nota, a Ampar informou que vai recorrer da decisão. A empresa argumenta que cumpriu todas as obrigações previstas e acusa a concorrente de não ter quitado o valor integral da compra, alegando que o grupo A. Gaspar tenta se beneficiar de “manobras judiciais”.

Entenda o caso

O Hotel Tambaú foi leiloado após dificuldades financeiras da Rede Tropical de Hotéis, antiga proprietária ligada à Varig. Em outubro de 2020, o grupo A. Gaspar arrematou o hotel por R$ 40,02 milhões, mas desistiu da compra. O segundo colocado, Rui Galdino, assumiu, mas também alegou erro no lance e desistiu. Um novo leilão foi convocado, e Galdino voltou atrás, aceitando pagar o valor.

A Justiça do Rio de Janeiro, entretanto, anulou esse processo e determinou um novo leilão, no qual a empresa A. Gaspar voltou a vencer, oferecendo R$ 40,6 milhões e parcelando o pagamento. Mais adiante, a Ampar assumiu a posição de Galdino no processo e afirmou ter quitado o valor restante e registrado a posse do imóvel.

Com os conflitos acumulados e decisões divergentes na Justiça estadual, o caso foi parar no STJ, que agora reconhece a legitimidade do grupo A. Gaspar no processo de arrematação.

Construído nas areias da praia de Tambaú na década de 1970, o Hotel Tambaú é considerado um marco da arquitetura moderna no Brasil, projetado por Sérgio Bernardes. Com 173 apartamentos, quase todos com vista para o mar, o hotel está fechado desde 2020 devido ao imbróglio judicial. A decisão do STJ, embora ainda caiba recurso, representa um passo importante para o futuro do espaço, que há anos aguarda por uma definição de sua situação jurídica e administrativa.

Últimas Notícias

Anderson Pila cobra Prefeitura e diz que Ministério Público “ignora falhas” na gestão da saúde de CG

Durante a reunião realizada na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Campina Grande, convocada por hospitais privados e filantrópicos para cobrar o pagamento...

Esse despejo é só mais um capítulo da humilhação que Campina Grande vive – Afirma o Vereador Anderson Pila

O despejo da Secretaria de Administração do Município de Campina Grande, ocorrido por ordem judicial após sucessivos atrasos no pagamento de aluguéis, escancarou mais...
Campina Grande
nuvens quebradas
21.9 ° C
21.9 °
21.9 °
94 %
2.6kmh
75 %
qua
32 °
qui
32 °
sex
31 °
sáb
30 °
dom
32 °