VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

21.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Brasil registra 722 feminicídios no 1º semestre de 2023

O Brasil registrou 722 feminicídios entre janeiro e junho deste ano, 2,6% a mais do que os 704 casos dessa natureza contabilizados no país no primeiro semestre de 2022. É o que aponta levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com base em dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e obtido com exclusividade pela GloboNews.

De acordo com o FBSP, os 722 feminicídios da primeira metade deste ano é o maior número da série histórica para um primeiro semestre já registrado pela entidade desde 2019.

Segundo o levantamento, o aumento de feminicídios no país foi puxado pela alta de 16,2% (de 235 para 273 casos) dos casos no Sudeste, única região do país com aumento nos registros desse crime no primeiro semestre deste ano. Nas outras quatro regiões brasileiras, os feminicídios caíram neste ano em relação a 2022: a menor queda percentual deu-se no Nordeste (-5,6%) e a menor, no Norte (-2,8%).

Para diminuir o número de feminicídios no país, um desafio apontado pela diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, é tornar efetivas as mudanças normativas no âmbito da Lei Maria da Penha aprovadas ao longo dos últimos anos.

Desde 9 de março de 2015, a legislação brasileira prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio – ou seja, que envolvam “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrem por motivos como a separação.

Com G1

Últimas Notícias

Duelo entre Campinense e Serra Branca protagoniza disputa de bastidores entre Vai de Bet e Pixbet

O jogo deste sábado entre Campinense e Serra Branca, válido pela sétima rodada do Campeonato Paraibano de Futebol, tem um gostinho a mais de...

Há seis meses, vereador já alertava para risco de queda de postes em Campina Grande

A queda de um poste de energia registrada esta semana no Centro de Campina Grande reacendeu um alerta feito meses antes pelo vereador Alexandre...
Campina Grande
nuvens quebradas
21.9 ° C
21.9 °
21.9 °
94 %
4.1kmh
75 %
sáb
28 °
dom
29 °
seg
31 °
ter
30 °
qua
22 °