VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

25.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Vacinação contra Covid-19 passa a ser anual a partir de 2024

A partir de 2024, a dose da vacina contra a Covid-19 passará a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A recomendação do Ministério da Saúde é que estados e municípios priorizem crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas em instituições de longa permanência e trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; funcionários do sistema de privação de liberdade; e pessoas em situação de rua.

“É uma mudança importante, alinhada com a Organização Mundial da Saúde [OMS], em que a vacina contra a Covid-19 passa a incorporar o nosso Programa Nacional de Imunizações. Durante a pandemia, foi criado um programa paralelo, para operacionalização da vacina contra a covid-19, fora do nosso programa nacional. O que fizemos este ano foi trazer a vacina contra a covid-19 para dentro do Programa Nacional de Imunizações. A vacina passa a ser recomendada no calendário de crianças. Para todas as crianças nascidas ou que estejam no Brasil, com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a vacina passa a ser obrigatória no calendário vacinal”, destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel.

“Além disso, alinhados com a recomendação da Organização Mundial da Saúde recente, a gente passa a incorporar a dose no calendário anual de vacinação para grupos prioritários. Aqui no Brasil, ampliamos um pouco o grupo que a OMS recomenda, que é mais restrito. Vamos, na campanha de 2024, manter os mesmos grupos de 2023. Essas são as duas mudanças fundamentais”, explicou.

A secretária lembrou ainda que a vacina bivalente segue disponível em todo o país, e recomendou que quem ainda não recebeu a dose este ano busque a imunização. “A vacina vai ser anual. Se a pessoa tomou a dose deste ao, já está com a dose em dia. Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde agora, dose anual”.

Com Portal Correio

Últimas Notícias

Mulher é presa suspeita de participar da morte de policial penal na PB

Uma mulher foi presa nesta sexta-feira (28) na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, suspeita de participar da morte da policial penal Edivânia da...

Campina Grande e outras 13 cidades terão abastecimento por carros-pipa interrompido

O abastecimento emergencial por carros-pipa será interrompido temporariamente em Campina Grande e em outros 13 municípios paraibanos no início da próxima semana. A pausa,...
Campina Grande
nuvens quebradas
25.9 ° C
25.9 °
25.9 °
57 %
5.1kmh
75 %
dom
30 °
seg
32 °
ter
33 °
qua
32 °
qui
33 °