VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

21.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Governo Lula lança Novo PAC na PB e ministro nega que Estado tenha sido preterido em recursos

O ministro da Casa Civil e coordenador do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Rui Costa, reuniu autoridades políticas e empresários paraibanos nesta terça-feira (12), em João Pessoa, para apresentar informações sobre os empreendimentos estruturantes que compõem a carteira de investimentos do Novo PAC na Paraíba.

Foram apresentadas obras de rodovias, mobilidade urbana, saúde, educação, entre outros projetos que impactam diretamente a qualidade de vida da população do Estado.

Em seu discurso, Costa negou que o Estado tenha tido recursos diminuídos pelo Governo Federal.

“De ontem para hoje, dei algumas entrevistas em João Pessoa e sempre me perguntaram sobre a comparação de valores entre Estados. Eu disse e vou repetir aqui: o PAC foi montado respeitando o pacto federativo, restabelecendo no país o respeito à decisão do voto popular. Nós nos reunimos no mínimo quatro vezes com cada governador do Brasil, independente da filiação partidária e independente de quem seja o Presidente da República. O Lula determinou aos ministros: não quero saber em quem cada um votou, quero saber qual é a necessidade que o Estado ou município têm para eu atender. Por isso, nos reunimos com todos os governadores, recolhemos as demandas inicialmente pelo presidente, que devem ter prioridades. A maioria, como a Paraíba, apresentou muito mais do que três obras ou três solicitações. Reunimos isso, incluímos todas as obras que estavam paralisadas ou com andamento lento e os projetos que estavam nos ministérios. Fizemos esse plano que está sendo anunciado pelo país”, disse.

Para além das obras que já compõem o programa e aquelas previstas nos editais de seleção, o ministro da Casa Civil fez questão de frisar aos empresários e gestores públicos que o Novo PAC é dinâmico e que “empreendimentos que ainda estão em elaboração nas regiões poderão compor a carteira no momento em que o projeto for concluído e houver condições de se licitar e contratar a obra”.

Entre os destaques estão a duplicação da BR-230, entre Campina Grande e Farinha, e a adequação do trecho entre Cabedelo e Oitizeiro. Na área da Saúde, a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão vai interiorizar procedimentos de média e alta complexidade, levando mais qualidade de atendimento médico à região. Os hospitais universitários da UFPB, UFCG e IHUAC também serão ampliados.

Na área habitacional, o Programa Minha Casa Minha Vida vai entregar mais de 6 mil imóveis na Paraíba. Destes, mais de 2.300 serão retomados e concluídos e mais de 3.800 devem ter as obras iniciadas e entregues pelo Novo PAC.

Os investimentos em Educação vão levar internet banda larga para mais de 3.800 escolas em todo o Estado. Uma Infovia estadual, com mais de 2 mil km de fibra ótica, será construída levando mais conectividade à Paraíba. Para a educação básica estão listadas mais de 260 obras em 154 municípios, entre escolas, creches e quadras.

Últimas Notícias

PRF realiza leilão com mais de 600 veículos na Paraíba; visitação está aberta em quatro cidades

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba promove, na próxima segunda-feira (14), um leilão com 601 veículos disponíveis para arremate. A iniciativa acontece de...

São registrados nove assassinatos em quatro dias, em João Pessoa

Em um intervalo de apenas quatro dias, a Grande João Pessoa registrou nove homicídios em diferentes cidades da região metropolitana. Os crimes ocorreram entre...
Campina Grande
nuvens quebradas
21.9 ° C
21.9 °
21.9 °
88 %
3.1kmh
75 %
qui
22 °
sex
23 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
24 °