Foi publicado na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE) o edital do concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No total são oferecidas 900 vagas no Curso de Formação de Soldados da PM e outras 200 para Bombeiros.
O certame é destinado para ao provimento de cargos de Soldado da Qualificação de Praças Combatentes (QPC), da Polícia Militar; e Soldado do Quadro de Praças Bombeiro Militar Combatente (QBMP-0), do Corpo de Bombeiros Militar.
O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.
Na PM são 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino, já nos bombeiros são 180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino.
As inscrições começam na próxima terça-feira (1º) e se estendem até o dia 30 de agosto, no site da organizadora, IBFC. A taxa de inscrição custa R$ 120.
O certame é composto por quatro etapas. A primeira é o exame intelectual, que tem uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e uma redação. As disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, língua estrangeira: Inglês ou Espanhol, noções de Informática e noções de Direito e Sociologia. A segunda etapa é o exame psicológico. A terceira, o exame de saúde. E a última etapa são os testes de aptidão física, com exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender da escolha se é para PM ou para bombeiro.
Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos e no prazo descritos no item 6 do edital.