A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por meio da Rede Materna e Infantil, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e da Vigilância em Saúde, emitiu um alerta de orientação aos pais e responsáveis por crianças recém-nascidas em virtude da sazonalidade do vírus sincicial respiratório, que tem causado quadros de bronquiolite nas crianças.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os pais não recebam visitas em casa nos dois primeiros meses de vida do recém-nascido e que evitem circular por espaços públicos com as crianças, em locais como mercados, shoppings e feiras. A orientação é também de que as pessoas que têm contato com o bebê utilizem máscaras, se apresentarem sintomas gripais.
No ISEA, as visitas foram restritas apenas aos genitores dos recém-nascidos nos espaços em que os bebês estão internados. Também foi proibida a entrada de acompanhantes com sintomas gripais e é obrigatório o uso de máscaras nos locais de internação dos recém-nascidos.
“É extremamente importante que todos atentem para a necessidade de cuidados com os recém-nascidos. Os vírus respiratórios, nos bebês, causam mais danos e podem levar à gravidade”, explicou a pediatra Maria Jeanette de Oliveira
A Secretaria de Saúde também chama a atenção para a necessidade de imunização contra a Influenza, para proteger a criança.
“O bebê só pode tomar a vacina a partir de seis meses de vida, mas toda a rede de apoio pode e deve estar vacinada”, disse a pediatra. A vacina segue sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde e no Terminal de Integração.