A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) relativa ao mês de fevereiro aponta que a Paraíba teve a maior redução no volume de vendas no comércio, entre todos os estados brasileiros, em comparação a janeiro.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a retração de 11,5% foi bem maior que a constatada na média do Brasil (-0,1%).
Além disso, foi o quinto recuo consecutivo observado no indicador paraibano, que tem apresentado variações negativas desde outubro de 2022.
Também no comparativo com janeiro, a receita nominal de vendas do setor paraibano teve queda de 12% – a maior entre todas as unidades da federação.
Por outro lado, no acumulado de 12 meses, em comparação ao período anterior de 12 meses, o comércio varejista da Paraíba registrou as maiores variações positivas do Brasil.
Nesse período, o volume de vendas no estado cresceu 16% e a receita nominal aumentou 26,7%, índices superiores aos nacionais, de 1,3% e 13,6%, respectivamente.
Varejo ampliado
Já no comércio varejista ampliado, os recuos no volume de vendas (-7,9%) e na receita nominal (-7,1%) na Paraíba também foram os maiores do país, em fevereiro, frente a janeiro.
Na média brasileira, por sua vez, os indicadores foram positivos, de 1,7% e 1,8%, respectivamente.
O setor inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e as de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.
Com Portal Correio



