De acordo com Iponax, esta será a primeira vez em que o FEMI será realizado, de fato, no Dia Internacional da Mulher e, para a celebrar a ocasião, serão distribuídas rosas para todas as mulheres presentes.
Ele lembra, ainda, que este será um “encontro de gerações” no repente, pois a poetisa mais nova tem cerca de 20 anos, enquanto a mais experiente ultrapassa os 80. Durante o festival, cada dupla cantará em sextilhas, um mote em sete silabas e poderá escolher um gênero e canções, tornando a apresentação mais descontraída e alegre. “A expectativa é muito boa e a participação do público é fundamental, já que os expectadores também poderão fazer sugestões de motes”, reforçou.
Apesar de não terem tanta visibilidade do universo do repente – notoriamente marcado pela participação masculina – as mulheres seguem firmes atuando nesta arte da cultura popular, marcando presença em festivais de cantorias com poesias que, muitas vezes, remetem às lutas, dificuldades, necessidades e contextos sociais e históricos das mulheres.