O resultado do Sistema de Seleção Unificado (SISU) foi divulgado nesta terça-feira (28). Na ocasião, foram aprovados para instituições públicas, 13 reeducandos do presídio do Serrotão, em Campina Grande, quase o dobro do resultado do ano passado.
Na Paraíba, um total de 45 pessoas em privação de liberdade, de 11 unidades prisionais do Estado, foram selecionadas para 18 cursos das Universidades Federais da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Lenni Sucupira, diretor do presídio do Serrotão, em entrevista para Patrulha da Cidade, relatou ao que atribui o resultado conquistado nesse ano.
“A gente faz essa triagem, essa seleção. A gente investiga caso a caso, pra ver se aquele reeducando realmente quer mudar de vida, quer volta a sociedade. E após isso, a gente começa investir. Qualidade dos professores, na nossa escola Estadual dentro da unidade do Serrotão, investindo em aulões preparatórios… A gente trabalha desde a alfabetização até a pós-graduação. Então, investindo cada vez mais no ensino propriamente dito e na estrutura para que a gente venha galgando esses resultados” afirma.
Segundo Lenni, cinco apenados foram aprovados no curso de Engenharia, além de um primeiro lugar em Filosofia, e um primeiro lugar no curso de Matemática. Também foram aprovados reeducandos nos cursos de Estatística, Gestão Pública e Letras.
Os resultados positivos, além de possibilitarem caminhos para ressocialização, podem influenciar os demais detentos.
“A aprovação vem contagiando os demais. Eles estão vendo que é possível sair graduado, pós-graduado”…”Nós temos hoje 200 apenados envolvidos nos nossos projetos de educação, e a gente vem demonstrando sim, que através da educação, do trabalho, da assistências promovidas através de religião e saúde, a gente consegue resgatar e fazer, o que eu encaro que é a nossa função.” relata Lenni.
Foto: João Rosas