VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

17.4 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

REUNIÃO: Bruno descarta aumento de subsídio para empresas de ônibus e elevação da tarifa em Campina Grande

O prefeito Bruno Cunha esteve reunido, na manhã desta terça-feira (11), na sede da STTP, com representantes do Sitrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros) e foi enfático sobre dois pontos: não aceita aumento de tarifa ou subsídio para as empresas. Em mais uma rodada de discussões, Bruno deixou claro que o município está empenhado numa solução da crise que atinge os serviços do transporte por ônibus na cidade. Segundo ele, a prefeitura, historicamente, já vem dando sua contribuição, através de incentivos fiscais para o setor que ajudam a minimizar os custos das empresas. E o ponto que ele considera mais importante: não autorizará qualquer realinhamento da tarifa neste momento de pandemia. E esse ponto, as próprias empresas compreendem e também descartam, segundo o Sitrans.

Ao lado do superintendente Dunga Júnior e do secretário Gustavo Braga (Finanças), Bruno Cunha Lima destacou estar ciente da real situação das empresas, mas lembrou que a Prefeitura já vem fazendo sua parte, concedendo a isenção total do Imposto Sobre Serviço (ISS), o pagamento do subsídio do bônus mensal de passagens, além de ter implantado a Integração Temporal, atendendo apelo dos empresários, justamente para evitar a evasão física dos passageiros.

Bruno negou qualquer possibilidade de realinhamento da tarifa, até porque não realinhou outros tributos e taxas, a exemplo do IPTU, e que, caso fosse aumentado a tarifa do ônibus, afastaria mais ainda os usuários do sistema, o que agravaria a crise do sistema.

O prefeito disse ainda que entrou em contato com outros municípios do porte de Campina Grande e que estão com as mesmas dificuldades, no sentido de buscar experiências ou alternativas para o transporte público urbano e concluiu que a solução precisa ser construída em conjunto com todos os interessados.

O bônus que é pago pela Prefeitura já é um benefício para os consórcios que prestam serviços em Campina, fomentando a utilização pelos usuários, e que só de bonificação já foram pagos mais de R$ 1 milhão, e que o Município não tem condições de injetar mais recursos no sistema de transporte público de Campina Grande.

“A Prefeitura tem feito um grande esforço na tentativa de uma solução para manter o sistema em operação e isso é visível, a exemplo de mensalmente quitar a bonificação das passagens, mas que infelizmente, a evolução da pandemia e o impacto no Município com internações e sua influência na econômica local tem dificultado outras ações. E temos feito muito, haja visto que outras cidades com mais poder econômico não estão fazendo o que Campina Grande faz”, destacou o prefeito.

A respeito do Estado…

O Sitrans solicitou ao Governo do Estado, desde o ano passado, a adoção de medidas como a isenção do ICMS para o transporte público municipal, nos moldes do que fez recentemente o Rio Grande do Norte. No entanto, até o momento, não houve resposta ou diálogo por parte da gestão estadual em relação ao assunto.

 

Últimas Notícias

Vereadora Kallyna Dias participa da abertura do Salão do Artesanato e reforça apoio à pré-candidatura de João Azevêdo ao Senado

A vereadora Kallyna Dias participou da abertura do Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, acompanhada de seu esposo, Pedro Segundo, prestigiando um...

Alexandre do Sindicato revela preocupação com conclusões do inquérito sobre rompimento em reservatório da Cagepa

O vereador Alexandre do Sindicato (PL) demonstrou preocupação após a conclusão do inquérito pela Polícia Civil que apontou que uma falha no projeto, elaborado...
Campina Grande
nuvens dispersas
17.4 ° C
17.4 °
17.4 °
97 %
2.6kmh
45 %
dom
25 °
seg
26 °
ter
24 °
qua
27 °
qui
27 °