VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

20.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Governo da PB divulga protocolos sanitários para “novo normal”; veja adequações por setor

O Governo do Estado divulgou os protocolos sanitários adotados para o ‘Plano Novo Normal PB’, tomando por base as orientações técnicas e legais referentes à prevenção e o controle da Covid-19 no Brasil, experiências exitosas de outros estados e municípios, além do apoio da sociedade civil organizada. O objetivo é repassar as recomendações para o funcionamento dos seguintes setores: estética e beleza; escolas e cursos de formação cultural; automotivos; comércio; cartilha da população; e infraestrutura.

O Novo Normal é um plano que mostra a sinalização de cada um dos 223 municípios em relação à problemática da situação da pandemia. Atualmente, a Paraíba tem predominância da bandeira laranja, que é o segundo maior nível de restrição de circulação.

“Para que possamos chegar à meta, que é a bandeira verde, é preciso adaptar as atividades da sociedade civil. E, para isso, o Estado passa a publicar cartilhas com orientações específicas de cada setor, explicando como deve ser o funcionamento de forma protegida em alinhamento com cada uma das bandeiras”, esclareceu o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

As cartilhas mostram, em geral, o protocolo sanitário adequado e específico para cada setor, com orientações sobre o distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde.

“É absolutamente necessário o protagonismo das secretarias municipais de saúde, que precisam compreender como funciona o setor produtivo do município e para, também, fazer bom uso das cartilhas. E, claro, garantir que as recomendações sejam implantadas e, depois, acompanhar se elas estão sendo executadas na prática”, orientou Daniel.

Na cartilha da população, orientações importantes para a prevenção à Covid-19 sobre cuidados no uso de transportes públicos; uso, lavagem e descarte correto das máscaras de proteção; uso de produtos de limpeza, como água sanitária; limpeza de alimentos e objetos; higiene pessoal; e isolamento de sintomáticos. Todas as cartilhas podem ser acessadas na íntegra em:

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/protocolos-sanitarios

Últimas Notícias

Polícia Civil autua suspeito de agredir duas mulheres no Parque do Povo, em Campina Grande

Um caso de agressão contra duas mulheres no Parque do Povo, em Campina Grande, local onde acontece as festas de São João da cidade,...

Governo estuda rever programas sociais e previdência militar para conter gastos

Em discussão interna na equipe econômica, a “ampla, geral e irrestrita” revisão de gastos públicos deve ser analisada posteriormente pelo presidente Luiz Inácio Lula...
spot_img
spot_img
spot_img
Campina Grande
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
100 %
4.1kmh
40 %
sex
24 °
sáb
26 °
dom
23 °
seg
26 °
ter
19 °