Ao contrário do que era esperado, a primeira etapa do Plano de Convivência e Retomada de Campina Grande, que começou nesta segunda-feira (15), não foi marcado por aglomerações na faixa central da cidade. Pessoas utilizando máscaras, salvo raras exceções, e estabelecimentos oferecendo álcool e verificando a temperatura dos clientes na entrada dos estabelecimentos foram cenas comuns.
A reabertura de estabelecimentos de até 200 metros quadrados mudou a dinâmica do centro, que nos últimos dias se resumia a grandes filas nas agências bancárias, especialmente na Caixa Econômica Federal, onde acontece o saque do auxílio emergencial do Governo Federal.
As lojas da rua João Pessoa e adjacentes funcionarão das 8h às 17h. Já das 9h às 18h, haverá o funcionamento das lojas de ruas centrais como Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Cardoso Vieira e ruas adjacentes, evitando-se coincidência de horários. O objetivo é controlar melhor o sistema de transporte público.
Também estão sendo contemplados com a abertura os shoppings centers, mas nesta primeira etapa apenas com o sistema drive thru – de recebimento de mercadorias, previamente agendado, por parte do cliente dentro dos veículos. Integram também essa fase os salões de beleza e as barbearias.
Atividades religiosas – As atividades religiosas serão retomadas, mas com ressalvas, a partir deste sábado (20), com um critério básico: distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas ou núcleo familiar. Recomenda-se que os fiéis que se encontram em situação de risco se mantenham em casa, como também a continuidade das transmissões online de missas e cultos.
IMAGEM ILUSTRATIVA