VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

20.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Transparência: CMCG já digitalizou mais de 50 mil projetos, requerimentos e leis

Seguindo as ações de transparência iniciadas desde o ano de 2017, no início da gestão da presidente Ivonete Ludgério (PSD), a Câmara Municipal de Campina Grande já digitalizou mais de 50 mil documentos, entre projetos de lei, de resolução e requerimentos. Maior parte do material já está disponível no portal da instituição, através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para consulta da população.

O SAPL foi implantado em julho do ano passado. Desde então, todos os projetos produzidos pelos vereadores, além dos oriundos do Poder Executivo, passaram a ser disponibilizados imediatamente no sistema. Qualquer pessoa pode consultar sem dificuldade. Mas a Presidência da Casa foi além e montou uma grande equipe para digitalizar todo o arquivo da instituição, de modo a preservar décadas de documentos importantes para o município e sua população.

Essa equipe já digitalizou mais de 50 mil documentos e grande parte já está disponível no sistema. Somente leis, são mais 8 mil, da década de 1940 até os dias atuais. Elas já foram incorporadas ao SAPL e estão disponíveis para consultas. O sistema já oferece também 1,7 mil projetos de lei e de resolução produzidos nos últimos três anos, além de 7 mil requerimentos desses período.

No Poder Legislativo, a produção de requerimentos sempre é maior do que qualquer outra matéria. Dessa forma, já foram digitalizados um total de 33.064 requerimentos produzidos desde o ano de 2002 até os dias atuais. Esses documentos estão sendo incorporados ao SAPL gradativamente. Atualmente a equipe de digitalização já está em fase de conclusão dos requerimentos referentes ao ano de 2001.

“São documentos importantes produzidos na Câmara de Campina Grande que passam agora a ingressar no mundo digital. Nosso projeto é de digitalizar todo o arquivo da Casa. Assim vamos não apenas preservar esse material, mas disponibilizar tudo isso para a população. Hoje qualquer pessoa pode acessar rapidamente tudo que está sendo produzido pelos vereadores campinense através do nosso portal na internet”, explicou a presidente Ivonete Ludgério.

Esse projeto de digitalização e compartilhamento dos documentos da Casa de Félix Araújo é mais uma ação de transparência. Entre outras ações, a atual gestão passou a transmitir ao vivo os processos de licitação, além de disponibilizar as gravações sem corte para consulta na internet a qualquer momento. A medida virou referência e passou a ser seguida por outras instituições públicas. As receitas e despesas também são disponibilizadas detalhadamente para consulta. Essas e muitas outras ações fazem da Câmara de Campina Grande uma das mais transparentes do Estado.

Últimas Notícias

Polícia Civil autua suspeito de agredir duas mulheres no Parque do Povo, em Campina Grande

Um caso de agressão contra duas mulheres no Parque do Povo, em Campina Grande, local onde acontece as festas de São João da cidade,...

Governo estuda rever programas sociais e previdência militar para conter gastos

Em discussão interna na equipe econômica, a “ampla, geral e irrestrita” revisão de gastos públicos deve ser analisada posteriormente pelo presidente Luiz Inácio Lula...
spot_img
spot_img
spot_img
Campina Grande
nuvens dispersas
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
100 %
4.1kmh
40 %
sex
24 °
sáb
26 °
dom
23 °
seg
26 °
ter
19 °