VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

18.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

CMCG discute conscientização de direitos dos animais

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma audiência pública com o objetivo de debater a conscientização dos direitos dos animais. A audiência partiu de uma propositura do vereador Olimpio Oliveira (MDB). Preservar os animais e o meio ambiente é fundamental para todos. Cada dia a população tem compreendido a importância de cuidar de nosso planeta e de quem aqui habita, e foi nesse contexto que girou o debate entre os vereadores e convidados.

Abrindo a audiência, o vereador Olimpo Oliveira comentou que Campina Grande tem sido pioneira no Nordeste na causa animal e lembrou que a Rainha da Borborema foi a primeira cidade nordestina a abolir a eutanásia de animais sadios, mas que ainda se tem muito a fazer. “Espero o dia em que cuidar de animais não seja um favor. E que essa causa tenha a mesma efetividade como qualquer outra medida pública”, comentou.

Além do debate acerca do maus tratos de animais, o professor de direito e coordenador do Núcleo de Extensão em Justiça Animal (NEJA-UFPB), Francisco Garcia, trouxe para o debate o meio ambiente e a necessidade da educação ambiental, mostrando o descaso humano com tragédias como: Mariana, Brumadinho e as queimadas da Amazônia. “Nós precisamos entender que o planeta não é feito só para o homem, mas para toda manifestação de vida”, disse o professor.

Na última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre cães e gatos. De acordo com os mais de 16 debatedores da audiência pública, cuidar dos animais além de ser um ato de amor, é uma questão de saúde pública, pois a população animal que estar nas ruas pode transmitir doenças como: cinomose, a parvovirose, sarna, entre outros.

Para participar do debate, apresentar propostas e soluções de conscientização para a causa animal e do meio ambiente estiveram presentes, além dos vereadores, representantes da Polícia Ambiental e Sudema, do Centro de Zoonoses, do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal, Insa e protetores da causa animal.

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas, em Campina Grande

Um homem foi preso em flagrante por policiais do BPCHOQUE que realizavam patrulhamento no bairro do Jeremias, em Campina Grande, na noite desta terça-feira...

Criança desaparecida é encontrada pela família, em Campina Grande

A menina Júlia, de 11 anos, que desapareceu desde a tarde desta terça-feira (11), quando voltava da escola, foi encontrada e já está com...
spot_img
spot_img
spot_img
Campina Grande
nuvens quebradas
18.9 ° C
18.9 °
18.9 °
94 %
1.5kmh
75 %
seg
27 °
ter
24 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °