VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

27.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

PB tem mais de 50 casos suspeitos de sarampo

A Paraíba tem 54 casos suspeitos de sarampo sendo investigados. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o dia 4 de setembro 20 casos estão sendo analisados já que a primeira amostra foi indeterminada.

De acordo com a pasta, até o dia 6 de setembro, foram notificados 83 casos suspeitos de sarampo em municípios da Paraíba. Ao todo, 29 casos foram descartados. Nenhum deles foi confirmado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e contagiosa. Pode evoluir para complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Estratégias de combate

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, uma das estratégias adotadas pelo Ministério de Saúde (MS) é a intensificação das vacinas de rotina, conforme Calendário Nacional de Vacinação, sendo duas doses a partir de 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para a população de 30 a 49 anos.

“Outra estratégia é a dose zero para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. É bom lembrar que essa dose não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada a partir dos 12 meses com a vacina tríplice viral e aos 15 meses com a tetraviral ou a tríplice viral mais varicela. O Ministério também recomenda o bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas em todos os contatos do caso suspeito”, explica.

Recomendação

A SES recomenda, ainda, que todo paciente que apresentar febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal, procure uma unidade de saúde para a notificação e tratamento imediato.

O secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, pontua que a Paraíba ainda não apresentou casos confirmados da doença, porém é preciso estar atento para a atualização das cadernetas de vacinação. “A vacina é a única forma de prevenção da doença, que é altamente contagiosa e pode ser fatal”, alertou.

TEXTO G1 PB
FOTO MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Últimas Notícias

A paixão por miniaturas: trajetória de Roberto Fagner no universo do colecionismo

O fascínio pelos carros começou cedo para Roberto Fagner, 44 anos. Desde a infância, ele nutria uma paixão por miniaturas de automóveis, especialmente os...

Procon multa Jaguar Land Rover em Campina Grande por desrespeitar código do consumidor

Um imbróglio entre uma cliente de Campina Grande e a Jaguar Land Rover foi parcialmente resolvido pelo Procon local, que aplicou uma multa de...
spot_img
Campina Grande
nuvens quebradas
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
69 %
6.2kmh
75 %
sex
31 °
sáb
30 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
31 °