VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

20.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

ALERTA: Índice de infestação do mosquito da dengue sobe em Campina Grande

O índice de infestação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e outras doenças, cresceu 2,1% em Campina Grande nos últimos meses. De acordo com o LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes) o índice subiu de 5,6% para 7,7%. O percentual significa dizer que a cada 100 residências foram encontrados mosquitos em quase oito. O levantamento foi feito entre os dias primeiro e cinco de julho.
O índice aponta para o alto risco de proliferação das doenças provocadas pelo Aedes, o que chama a atenção da população para a necessidade de intensificação do combate ao mosquito.

“Precisamos estar vigilantes, atentos aos nossos quintais e até mesmo aos locais que possam acumular água nas ruas. Vamos intensificar as ações de combate e de conscientização da população”, disse a Coordenadora de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira.

O bairro com o maior índice foi a Liberdade, onde 13,1% das casas apresentaram focos. Curiosamente, o bairro era um dos que tinham os menores índices no início do ano, quando apresentou apenas 0,7%. “Isso é prova de que não se pode descuidar, mesmo quando os resultados são favoráveis”, avaliou Rossandra.

Outros nove bairros também apresentaram índices superiores a 10%. Estação Velha, Sandra Cavalcante, Tambor e Vila Cabral foram os bairros com os menores resultados, apresentaram apenas 1,6% de focos em todos os imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias.
A boa notícia é que, contudo, no comparativo com os mesmos períodos de anos anteriores, o levantamento deste mês de julho está dentro da média histórica, uma vez que o resultado sempre é mais alto neste período em função das chuvas, o que favorece o acúmulo de água e a reprodução dos mosquitos.

Ações

A Secretaria de Saúde do Município vem realizando atividades de conscientização da população e de combate ao mosquito. A pasta criou, por exemplo, o programa Denguezapp, que soluciona centenas de casos denunciados de focos do mosquito. Também foi reimplantado o serviço do carro fumacê no município e, no ano passado, foram recolhidas 275 toneladas de pneus das ruas e realizados 56 mutirões de orientação e combate, distribuição de hipoclorito de sódio e piabas para reservatórios.

BLOG DO PP COM CODECOM

Últimas Notícias

Suspeito de roubar moto é preso após perseguição policial em Lagoa Seca

Um jovem de 18 anos suspeito de roubar uma motocicleta foi preso na manhã deste sábado (30), em Lagoa Seca, município do Agreste paraibano. Segundo...

Moraes manda polícia monitorar área externa da casa de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a presença de policiais na área externa da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro...
Campina Grande
nevoeiro
20.9 ° C
20.9 °
20.9 °
100 %
3.1kmh
100 %
dom
24 °
seg
28 °
ter
26 °
qua
28 °
qui
23 °