VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

23.5 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Pesquisa vai mapear áreas de alagamento e falta d’água em CG

Dez alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão realizando um trabalho de campo para identificar áreas de risco a alagamentos e falta de água em Campina Grande, no Agreste da Paraíba.

O levantamento é coordenado pela pesquisadora Priscila Barros Ramalho Alves, mestre em engenharia civil e ambiental pela UFCG, que atualmente cursa doutorado na Universidade de Exeter, na Inglaterra. Na terça-feira (18), representantes das duas instituições de ensino e prefeitura reuniram-se na sede do Sebrae para discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas.

“Os casos de alagamentos e escassez hídrica de Campina Grande estão sendo integrados através de uma abordagem espacial e participativa, por meio de disponibilização de dados, análise e participação de workshops, questionários e entrevistas”, esclareceu Priscila, que desde o dia 15 de maio coordena a pesquisa de campo, coletando dados com especialistas, autoridades e moradores da cidade.

Denominado Planejeee (Planeje Eventos Extremos), o projeto tem como objetivo guiar decisões e ações do poder público no sentido de minimizar os danos causados por desastres na cidade de Campina Grande. Inclusive, na reunião realizada na terça-feira, representantes do município estiveram presentes para conhecer a iniciativa da pesquisadora.

A tese de Priscila discute aspectos sobre secas e alagamentos, multidesastres, modelagem adequada de extremos, pessoas mais vulneráveis e estratégias para a mitigação de danos. Estudos anteriores da cientista já indicavam que grande parte do território de Campina Grande é caracterizada por áreas com média e alta susceptibilidade a alagamentos, havendo recorrência de inundações na área urbana, principalmente no período de chuvas intensas e concentradas, trazendo consequências negativas para a população.

Até o momento, 171 cidadãos já contribuíram com a pesquisa, através da aplicação de questionários e entrevistas realizadas em áreas de risco a alagamentos e falta de água da cidade.O Planejeee é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e faz parte das atividades do Centro de Sistemas Hídricos (Centre of Water Systems) da Universidade de Exeter).

OP9/PB

Últimas Notícias

Transporte coletivo tem Tarifa Zero especial durante as noites do Maior São João do Mundo

Começou em Campina Grande mais uma edição do Maior São João do Mundo, que este ano será realizado entre os dias 29 de maio...

Homem é preso vendendo drogas dentro do Parque do Povo

Um homem foi preso tentando comercializar drogas dentro do Parque do Povo na madrugada desta quinta-feira (30), durante os festejos de abertura do Maior...
spot_img
spot_img
spot_img
Campina Grande
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.5 °
72 %
6.2kmh
80 %
dom
22 °
seg
25 °
ter
27 °
qua
24 °
qui
24 °