VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

30.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Câmara debate implantação da língua espanhola no ensino municipal

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (23), para debater sobre a regulamentação da língua espanhola na rede municipal de ensino do município. A audiência foi proposta pelos vereadores Antônio Pimentel Filho e Ivonete Ludgério, ambos do PSD. Professores e alunos, além de representantes da Secretaria de Educação, participaram do debate.

O vereador Pimentel Filho destacou que já apresentou um projeto de lei que regulamenta a língua espanhola no currículo do Ensino Fundamental II da rede municipal, mas é necessário ampliar o debate com todos os envolvidos antes de levar à votação, além de fazer as alterações que sejam necessárias.

“Apresentei o projeto de lei no ano passado e os professores pediram essa audiência para dar mais subsídios aos vereadores. Vamos travar essa batalha com o Poder Executivo para ver se conseguimos a inclusão do espanhol nas escolas municipais”, comentou o vereador Pimentel.

Representando a categoria, o professor Jair Ibiapino Tavares, presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado da Paraíba (APEEPB), lembrou que a língua espanhola já faz parte do currículo do Estado e de algumas cidades paraibanas. Ele explicou que o ensino do espanhol na grade do ensino fundamental vai servir como uma importante base para o estudo do espanhol no Ensino Médio.

O auditório da CMCG ficou lotado por professores e estudantes. O professor Júlio Cézar Viana enfatizou a importância do espanhol para conhecimento de novas culturas, para a adição de mais um idioma no currículo e principalmente para o mercado de trabalho. Ele destacou que atualmente o espanhol é ensinado para os jovens tendo como objetivo apenas o Enem, enquanto que o correto é que ele seja ensinado para a vida.

A professora Luciene de Almeida, coordenadora do curso de Letras da UEPB, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal de Campina Grande. “Vocês estão fazendo história, senhores vereadores, propondo esse debate e elaborando leis voltadas para a inclusão do espanhol nas escolas municipais”, disse.

A representante da Secretaria de Educação, Rilma Sueli de Sousa, informou que essa proposta já está em pauta há algum tempo na administração municipal. Segundo ela, já está sendo feito um estudo de impacto, tanto financeiro quanto quantitativo para implantação da língua espanhola, onde é levado em consideração o impacto no número de alunos atingidos, carga horária e todas as ações pedagógicas. A possibilidade de implantação existe, mas ainda é necessário desenvolver mais estudos.

Últimas Notícias

Polícia conclui inquérito e padre acusado de intolerância religiosa não será indiciado

O padre Danilo César, da Paróquia de Areial, na Paraíba, denunciado por intolerância religiosa em fala sobre Preta Gil durante uma missa em julho,...

Secretária Pollyanna Werton acompanha ações e reforça assistência a famílias afetadas por rompimento de reservatório em Campina Grande

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, acompanhou nesta segunda-feira (10), ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, as ações emergenciais voltadas às...
Campina Grande
nuvens quebradas
30.9 ° C
30.9 °
30.9 °
37 %
7.2kmh
75 %
ter
30 °
qua
31 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
30 °