VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

24.8 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Governo do Estado vai garantir hemodiálise em Campina Grande após omissão da Prefeitura, afirma Vereador Anderson Pila

O Vereador Anderson Pila anunciou, nesta sexta-feira (15), que o Governo do Estado da Paraíba vai firmar uma pactuação com unidades hospitalares para assegurar o tratamento de hemodiálise aos pacientes de Campina Grande. A iniciativa ocorre após denúncias de negligência por parte da Prefeitura Municipal, que estaria atrasando o repasse de verbas aos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Pila, o acordo está sendo articulado por meio do Secretário de Saúde do Estado, Ari Reis, e permitirá que os pacientes escolham se desejam receber o tratamento via Município ou Governo do Estado. “Essa pactuação é fundamental para garantir que os pacientes não fiquem desassistidos. O Estado assume o compromisso de não permitir que a falta ou o atraso de pagamento comprometa o atendimento”, afirmou o Vereador.

Ele também defendeu que o Ministério Público e a Câmara Municipal de Campina Grande investiguem o destino dos recursos federais enviados à saúde municipal. “É preciso entender o que está acontecendo com o dinheiro destinado à saúde de Campina Grande. Essa ineficiência da gestão municipal precisa acabar”, declarou.

A partir da próxima segunda-feira (18), os pacientes poderão optar por receber o tratamento pelo Município ou diretamente pelo Estado, graças à nova pactuação.

Anderson Pila voltou a denunciar nesta sexta-feira (15) o agravamento da crise na saúde pública do Município. De acordo com o parlamentar, o atraso nos repasses da Prefeitura comprometeu o funcionamento de diversas unidades conveniadas, como o Help, a FAP, a Clipsi e, no caso do Hospital Antônio Targino, que precisou suspender o serviço de hemodiálise por falta dos pagamentos.

A denúncia foi levada à tribuna da Câmara Municipal na semana passada, quando Pila cobrou providências imediatas da gestão municipal e apresentou uma nota do Ministério Público solicitando a regularização urgente dos repasses, para evitar o colapso do sistema de saúde da cidade.

Diante da omissão da Prefeitura, o Governo do Estado interveio e, na manhã desta sexta-feira, encaminhou os insumos necessários para a retomada dos atendimentos. A entrega ocorreu por volta das 15h, garantindo a continuidade do tratamento de pacientes renais crônicos.

“Entrei em contato com Ari Reis, Secretário de Saúde do Estado, para buscar essa intervenção. O Estado poderá atuar no Município, tendo em vista a pactuação dupla. E aí, estão sendo feitas articulações para que os campinenses não sofram com a má administração da Secretaria Municipal de Saúde.”, explicou Pila.

Últimas Notícias

Comerciante de Patos morre vítima de infarto em Campina Grande

Faleceu na manhã do último domingo, 31 de agosto, na UPA Dinamérica, em Campina Grande, a comerciante Ivamécia Marques de Sousa, de 38 anos,...

STF começa a julgar Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete...
Campina Grande
nuvens quebradas
24.8 ° C
24.8 °
24.8 °
62 %
8.2kmh
83 %
ter
25 °
qua
24 °
qui
24 °
sex
27 °
sáb
26 °