VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

24.8 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

MPPB recomenda regulamentação da Lei Anticorrupção em Pedras de Fogo

A prefeitura de Pedras de Fogo tem um prazo de 30 dias para publicar um decreto regulamentando, na cidade, a lei federal 12.846/2013, conhecida como Lei Anticorrupção. A recomendação do Ministério Público da Paraíba foi assinada pela promotora de Justiça Fabiana Alves Mueller.

A legislação estabelece que não é necessário comprovar a intenção ou culpa para que uma empresa seja punida por atos lesivos à administração pública. A simples prática do ato já é suficiente para isso, e a punição pode ser com multas, perda de bens, proibição de receber incentivos, suspensão temporária ou definitiva das atividades.

A promotora que assinou a recomendação levou em consideração que a lei 12.846 já está em vigor há 11 anos e ainda não foi efetivada em Pedras de Fogo, o que impossibilita a punição de empresas que cometam desvios éticos nas relações com a administração pública do município.

A promotora destacou, ainda, que “a corrupção deve ser enfrentada nas vertentes da educação, prevenção e aplicação da lei”, e que “a integridade deve ser exigida não apenas dos agentes públicos, mas também das empresas privadas, sobretudo daquelas que negociam com o poder público, difundindo-se a cultura da ética corporativa”.

A partir da recomendação do MPPB, o prefeito de Pedras de Fogo tem um mês para editar o decreto regulamentando a lei na cidade, assim como para publicar o documento na imprensa e no portal eletrônico do município e encaminhar uma cópia ao Tribunal de Contas da Paraíba, a fim de que seja incluída no banco de legislação.

Com informações do MaisPB

Últimas Notícias

Comerciante de Patos morre vítima de infarto em Campina Grande

Faleceu na manhã do último domingo, 31 de agosto, na UPA Dinamérica, em Campina Grande, a comerciante Ivamécia Marques de Sousa, de 38 anos,...

STF começa a julgar Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe de Estado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete...
Campina Grande
nuvens quebradas
24.8 ° C
24.8 °
24.8 °
62 %
8.2kmh
83 %
ter
25 °
qua
24 °
qui
24 °
sex
27 °
sáb
26 °