No primeiro final de semana dos festejos d’O Maior São João do Mundo, o posto médico da Prefeitura de Campina Grande realizou 128 atendimentos. A maior parte das ocorrências foi para o público feminino. Um total de 86 mulheres precisaram de socorro médico e 42 homens procuraram o posto.
Dos atendidos, apenas 19 pessoas precisaram ser transferidas para unidades hospitalares da rede. O dia com o maior número de atendimentos foi o sábado (3), quando 54 pessoas foram socorridas. A maioria dos casos é de excesso de ingestão de álcool, quedas da própria altura ou questões clínicas, como oscilação da pressão arterial.
O posto de saúde, que fica na arena principal do Parque do Povo, tem doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites. São mais de oitenta profissionais. Além disso, quatro ambulâncias ficam mobilizadas em pontos estratégicos, assim como os maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel, em qualquer espaço da festa.
As equipes de Vigilância em Saúde também estão fazendo testagens de Influenza e covid-19 no aeroporto João Suassuna, nos terminais rodoviários e na Vila Sítio São João. Além disso, a Gerência de Vigilância Sanitária está dentro do Parque do Povo para promover orientação e fiscalização. As ações da Gevisa também acontecem nos bares, restaurantes, hotéis e espaços públicos da cidade.
Outras ações também estão sendo desenvolvidas durante a festa, como a campanha “Forró de Zé Gotinha”, de imunização; a campanha “Quebre o Ciclo do Fumo”, de conscientização sobre o tabagismo na festa, com foco no cigarro eletrônico; “Forró sim, assédio não”, de apoio às mulheres e contra a importunação sexual; e ainda a campanha “Sem camisinha, sem xenhenhém”, de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).