Um problema na estrutura de um poste deixou o Hospital Municipal Dr. Edgley sem energia na tarde desta quinta-feira (20), em Campina Grande. A unidade hospitalar fica no bairro José Pinheiro.
Segundo o secretário de Saúde, Gilney Porto, o gerador do hospital foi acionado logo após a queda no fornecimento da luz. No entanto, após 30 minutos, o gerador teve que ser desligado, pois um disjuntor apresentou aumento de temperatura e precisou ser trocado, deixando o hospital temporariamente sem energia.
O secretário informou ainda que os pacientes que estavam entubados na unidade foram transferidos para o Hospital Pedro I.
Ainda na tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde emitiu nota informando que na verdade uma manutenção causou o problema técnico. A ação preventiva, ainda segundo a nota, está sendo realizada em outros hospitais. Leia:
A Prefeitura de Campina Grande realizou nesta quinta-feira (20) mais uma ação de manutenção preventiva das que vêm sendo realizadas nas unidades hospitalares da cidade. A ação desta quinta foi realizada no Hospital Municipal Dr. Edgley, com a troca de um disjuntor.
As equipes de engenharia, durante a ação de vistoria, identificaram a necessidade de um trabalho de prevenção e correção. O grupo de trabalho de manutenção elétrica e equipe da Energisa atuaram conjuntamente no hospital.
Para realizar a ação, a Secretaria de Saúde decidiu transferir dois pacientes de UTI, por precaução. Apesar disso, todas as cirurgias eletivas programadas foram realizadas, bem como as sessões de hemodiálise dos pacientes crônicos renais.
O trabalho das equipes de manutenção foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Gilney Porto, por representantes da administração do Dr. Edgley e pelo diretor do Hospital Pedro I, Tito Livio. A energia foi restabelecida em poucos minutos.
A ação coordenada faz parte de um pacote de manutenções que vêm sendo realizadas em todas as unidades da saúde municipal de Campina Grande. Nesta semana, também foi realizado um trabalho preventivo na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Adhemar Dantas (UPA Dinamérica).
A Prefeitura de Campina Grande também já está executando projetos de restruturação da rede de energia elétrica de unidades como o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), Hospital Municipal Pedro I e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).



