VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

22.9 C
Campina Grande

VOCÊ BEM-INFORMADO SEMPRE!

Ministério Público ameaça acionar a justiça caso a Energisa não restabeleça energia de hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou à concessionária Energisa Borborema que pare, imediatamente, de interromper o fornecimento de energia elétrica ao Hospital Antônio Targino, localizado no município de Campina Grande.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça do Consumidor de Campina Grande e diretor regional do MP-Procon, Sócrates da Costa Agra. No documento, o promotor levou em consideração o “alto risco de consequências trágicas para os pacientes que dependem essencialmente do serviço de saúde, seja público ou privado” e os artigos 4° e 6° do Código de Defesa do Consumidor (CDC); que versam sobre a Política Nacional das Relações de Consumo e os direitos do consumidor.

O representante do Ministério Público também destacou que o artigo 8° do CDC determina que o produto ou serviço oferecido não deve oferecer riscos à saúde ou à segurança da população, o que poderia ocorrer caso o fornecimento de energia fosse suspenso. “No Direito Brasileiro existe a figura da Ação de Cobrança e outros mecanismos para cobrança de débitos que não ponham em risco a saúde e segurança dos pacientes do Hospital Antônio Targino”, diz a recomendação.

A interrupção foi anunciada pela Energisa Borborema na Carta 018/2022, caso os pagamentos de faturas em atraso não fossem efetuados. O Hospital Antônio Targino é um estabelecimento privado que conta com convênio na Rede do Serviço Único de Saúde, e realiza os serviços de internação, atendimento ambulatorial e serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

A Energisa tem prazo de dez dias para encaminhar as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação à Promotoria de Campina Grande, sob pena de serem adotadas medidas judiciais e administrativas cabíveis, sem aplicação de multa, como o ajuizamento de ação civil pública contra diretores e administradores e a interdição do estabelecimento, prevista no artigo 56, do Código de Defesa do Consumidor.

Últimas Notícias

Filha mata mãe a facadas em João Pessoa, foge e confessa crime em Lagoa de Dentro

Camila da Silva Pereira, de 32 anos, foi presa após matar a própria mãe, Terezinha Bernardo da Silva, de 67 anos, dentro do apartamento...

Jhony Bezerra deixa o PSB e deve assumir presidência estadual do Avante na Paraíba

O ex-candidato à Prefeitura de Campina Grande e pré-candidato a deputado federal, Jhony Bezerra, oficializou sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda comandada...
Campina Grande
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
88 %
6.2kmh
40 %
dom
30 °
seg
33 °
ter
35 °
qua
29 °
qui
23 °