A taxa de abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 chegou a 27%, número próximo ao registrado no ano passado (26,6%) e inferior aos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a realizar a prova, aplicada neste domingo (9) em 1.805 municípios de todo o país.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 3.240 participantes foram eliminados por descumprirem regras do exame, como uso de materiais impressos, porte de equipamentos eletrônicos e saída antes do horário permitido. Apesar dos casos, o ministro Camilo Santana afirmou que a aplicação ocorreu de forma tranquila.
O gabarito oficial das provas será divulgado na próxima quinta-feira (13). Nesta edição, mais de 300 mil pessoas atuaram no apoio à aplicação do exame. No primeiro dia, os candidatos responderam a 90 questões objetivas de linguagens, ciências humanas e realizaram a redação, que abordou o tema “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O ministro defendeu a escolha do tema e destacou que as reaplicações do Enem estão previstas para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo os estudantes de cidades do Paraná atingidas por um tornado.



